Você sabia que a musicoterapia surgiu em hospitais militares na segunda guerra mundial? Curioso né? A música era utilizada para ajudar na recuperação de soldados que voltavam da guerra, principalmente naqueles que apresentavam transtornos mentais e emocionais.
Mas, afinal, o que é a musicoterapia?
A Musicoterapia é a utilização da música e/ou seus elementos, com um paciente ou grupo, num processo para facilitar e promover a comunicação, relação, aprendizagem, mobilização, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes, no sentido de alcançar necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas. É importante lembrar que ela só pode ser realizada por um Musicoterapeuta, profissional de nível superior ou especialização, com formação reconhecida pelo MEC e com registro em seu órgão de representação de categoria, que está preparado para facilitar o processo musicoterápico a partir de avaliações específicas, com base na musicalidade e na necessidade de cada pessoa ou grupo.
Tem sido aplicada com pessoas com TEA desde 1960, mas foi nos últimos anos que esse método de intervenção ganhou maior notoriedade. Essa intervenção, baseada em evidências científicas, usa a música e seus componentes (melodia, harmonia e ritmo) para atender às necessidades físicas, emocionais, cognitivas e sociais das crianças.
Alguns dos benefícios da Musicoterapia:
- Diminui a ansiedade e o estresse;
- Desenvolve a coordenação motora;
- Aumenta o foco e a concentração;
- Estimula a interação;
- Ajuda a expressar os sentimentos;
- Contribui para comunicação por fala e gestos;
- Melhora a consciência corporal;
- Reduz a hiperatividade.
Além disso, oferece caminhos de comunicação que podem ser úteis para aqueles que têm dificuldade em se expressar em palavras devido aos problemas no desenvolvimento no processo de comunicação ou interação, pois ao incentivar a participação do autista, o terapeuta estimula a criatividade e até mesmo o raciocínio lógico, utilizado para a combinação de sons.
A Musicoterapia é uma das intervenções que o Instituto TEA oferece aos seus pacientes. A carga horária varia conforme o tratamento de cada paciente, assim como a terapia individual ou em grupo. Agende uma avaliação em uma das nossas clínicas. Será um prazer ter sua família caminhando conosco!
Nos siga nas redes sociais para não perder nenhuma dica e ficar por dentro desse mundo azul! #institutotea #autismo #aba #acolhimento #motivação #apoio