Além de disseminar conhecimento e informação à comunidade, as ações alusivas ao mês de conscientização sobre o autismo, o Abril Azul, beneficiaram crianças atendidas pela Associação Paradesportiva de Deficiência Intelectual de Joinville (APADI).
Durante todo o mês de abril, o Instituto TEA, clínica especializada no atendimento a crianças com autismo, realizou uma programação especial que foi encerrada com o musical Patrulha Canina. O valor arrecadado com a venda de ingressos para o espetáculo, foi revertido em doação à APADI, com total de R$3.483,00.
Para o presidente da APADI, Gustavo Pazinato, a entidade depende da ajuda da comunidade e iniciativas como a do Instituto TEA, são essenciais para a ampliação e manutenção das práticas paradesportivas oferecidas para crianças, adolescentes e adultos com autismo, deficiência intelectual e síndrome de down.
“Hoje, a APADI consegue sobreviver graças às contribuições associativas e doação de familiares e amigos que conhecem o nosso trabalho e desejam ajudar. A iniciativa do Instituto TEA com o objetivo de promover a inclusão social, é louvável. Nós, da diretoria, e todos os demais participantes e associados da APADI só temos a agradecer”, declara Pazinato.
Já o sócio-diretor do Instituto TEA, o fisioterapeuta Oscar Neme, destaca que luta pela inclusão precisa da união e da força de todos. “Nosso sonho sempre foi mudar o mundo e proporcionar às crianças atípicas todo o suporte que precisam para o seu desenvolvimento. As ações que promovemos durante todo o Abril Azul, visavam promover a conscientização e, além disso, angariar fundos para fortalecer e incentivar instituições que nos ajudam nessa luta”, declara Neme.
Ação em São Paulo
Assim como em Joinville, o Instituto TEA também realizou a campanha Abril Azul em São Paulo, cidade natal da clínica.
Na capital paulista, a programação foi encerrada com uma sessão de cinema inclusiva, onde crianças e familiares assistiram à animação Super Mario Bros – O Filme. Com a venda de ingressos, foram arrecadados R$ 6.986,50 que foram repassados ao Instituto Criança Cidadão ICC.
Criada em 1999, a entidade atende mensalmente a mais de 5,5 mil pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos, por meio dos projetos socioeducativos Transmitindo Cidadania (creches), Gerando Talentos (Arte Educação), Manancial de Produção (capacitação profissional) e Nossa Comunidade (Ações Comunitárias).
O também fisioterapeuta e sócio-diretor do Instituto TEA, Thiago Navarro, destaca que as ações do Abril Azul e a destinação dos recursos para o ICC e a APADI, demonstram a importância da representatividade e da solidariedade na construção de uma sociedade mais inclusiva. “Testemunhar os resultados dessas ações foi inspirador. Vi inúmeras histórias de superação e conquistas de pessoas com TEA que foram beneficiadas pelo apoio do Instituto TEA, do ICC e da APADI. Crianças que antes enfrentavam desafios significativos, agora estavam florescendo com as terapias apropriadas e o suporte emocional. Famílias que se sentiam isoladas e desamparadas encontraram uma rede de apoio calorosa e acolhedora”, finaliza Navarro.
O Instituto TEA
O Instituto TEA foi idealizado pelos fisioterapeutas Oscar Neme e Thiago Navarro, e nasceu do amor desses profissionais pelo tratamento e inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com atrasos de desenvolvimento.
A clínica possui três unidades na capital São Paulo e, agora, amplia suas operações com a primeira unidade na região Sul, em Joinville, totalizando instalações com mais de 3.000 m2 de espaço físico.
Em 2012, os fisioterapeutas fundaram a sua primeira clínica e, em 2020, criaram o Instituto TEA que atende mais de 700 crianças, com a atuação de mais de 600 profissionais.
Mais informações sobre o Instituto TEA estão no site www.institutotea.com.br e no Instagram @institutoteaoficial. Em Joinville, os atendimentos podem ser agendados pelo telefone (4)98891-3586 ou pelo e-mail atendimento@institutotea.com.br.